sábado, 14 de julho de 2012

ERRO 8002F1F9 NO PS3

Driblar/Consertar erro 8002f1F9 na atualização do PS3

Se voce chegou até aqui é porque está encontrando o erro  8002F1F9 ao tentar atualizar seu ps3.
  Eu tive esse problema e quebrei a cabeça pra descobrir o que era, mas consegui tanto driblar ele como  consertá-lo definitivamente.
 O erro , como verifiquei na internet e comprovei posteriormente ocorre porque quando voce atualiza o sistema ele testa os componentes de  hardware(tudo que voce pode transformar em sucata) e esse erro específico é referente a uma falha no teste da placa de bluetooth (no meu caso era um PS3 fat 20 gb)que é responsável pelo funcionamento dos controles sem fio do ps3 . Ao testar o funcionamento do sistema sem fio ele encontra algum problema e impede a atualização se completar.
 Antes de consertar, eu consegui sair do loop de atualização(quando ele fica tentando atualizar e não consegue e voce não consegue fazer nada com o Play 3, nem entrar no modo de recuperação).

Eu consegui driblar esse erro da seguinte maneira, observando que a atualização ficou na ultima instalada anteriormente , por isso com esse truque voce não conseguirá jogar online, pois ficará sem atualizar ainda.


1º: Tire seu hd interno do PS3 e conecte(usando cabos apropriados, o que não é dificil de encontrar) no pc  com Windows 7

2º:No Windows,após iniciar já om o HD , clique em computador com o botão direito do mouse e clique em "Gerenciar"

3º: Ao entrar na tela de gerenciamento voce verá á esquerda "gerenciar discos"(clique ali)

4º:Se o HD do PS3 estiver conectado e funcionando o Windows pedira uma permissão pra voce para reconhecer o HD.ELE RECONHECIDO NÃO PRECISA FAZER MAIS NADA.PODE DEIXAR SEM PARTIÇÃO NENHUMA, NÃO TEM PROBLEMA.

5º:Após isso coloque o HD de volta no ps3 e entre no menu de recuperação(RECOVERY MENU,veja como fazer isso no google), pois agora que o HD não está no processo de atualização ele entra sossegado.

6º:Peça para atualizar o sistema e quando pedir pra voce colocar uma midia coloque um pen drive limpo(em fat32) apenas com a pasta de atualização do PS3(ver o site da SONY como é )

7º:Siga as instruções e ele vai pedir pra formatar. Formate e quando acabar a formatação (100 %) ele vai desligar os controles e pen drives.

Nessa hora eu tirei o pen drive e quando pediu pra eu apertar o botão ps eu apertei, mas quando pediu para atualizar eu cancelei(não aceitei a atualização)...então ele entrou na configuração inicial do sistema  e permitiu que eu jogasse de novo, apesar de não jogar online por estar desatualizado .


Bom é isso aí....espero que tenha ajudado, pois acho que o erro 8002f1f9 é realmente erro de bluetooth e como o meu está ruim consegui driblar desse jeito após apanhar muito.

No próximo post eu escreverei como consertei esse erro e consegui atualizar novamente...

HD-14/07/12

87 comentários:

  1. ja tentei , nao resolveu
    troquei ate de hd mais mesmo assim nao resolveu
    kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, eu consegui dessa forma....mesmo assim depois disso eu abri o ps3 e troquei o cabo flat do bluetooth e voltou a taualizar...o problema era o cabo flat da placa de blueooth

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. olá, eu levei meu ps3 em uma assitência para arrumar essa placa do Wifi/bluetoth e o cara me disse que é difícil de encontrar e não resolveu o meu problema.
      Aonde eu consigo encontrar ???

      Excluir
  2. ond vc comprou o cabo flat ??? o meu aleu acho que e isso tambem , pois fui atualizar e deu esso erro , e o controle so tava funcionando atraves do cabo ... que merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, comprei numa loja de peças eletrônicas perto de casa.O importante é você comprar um cabo com comprimento igual ou maior que o que você precisa e a quantidade de trilhas(aquelas linhas que dão contato) pode ter mais do que você precisa.O mais importante é a distancia entre trilhas que se eu não me engano é 0,5 mm no nosso caso. Depois disso é só você usar uma régua e gilete para reduzir para quantas trilhas você precisa sem machucar as que serão usadas.. O cabo é baratinho se você achar....Depois responde aí se deu certo.

      Excluir
    2. Só para atualizar, não tenho certeza se a distrancia entre trilhas era mesmo 0,5 ou 1 mm então favor confirmar...

      Excluir
    3. vo tenta desmonta ele agora , ja que ta fudido mesmo
      valeu pela ajuda irmao !
      na fé !

      Excluir
  3. Nada disso funcionou comigo.
    Fiz tudo a risca desde retirar a USB quando desligar, apertar o botão PS e cancelar a instalação.

    Ele volta ao reiniciar a tela de instalação direto.

    Continuo sem saber o que acontece como resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pcorrea, comigo eu certo assim como eu descrevi, há um ano atras.....antes de eu testar o cabo flat(eu teste ele tirando ele e ligando um lado dos terminais numa ponta de um voltímetro e outro lado na outra ponta...daí percebi que algumas trlhas não estvam passando mais contato).Mas de qualquer forma antes de resolve assim eu consegui dar esse drible, que como já disse foi entrando na atualização dele.Vou te dizer uma coisa....tente varias vezes pois o PS3 É MUITO LOUCO CARA....tem hora que da certo uma coisa e tem hora que não dá....tenta tamb´m remover o hd na hora que ele estiver atualizando e refazer o processo.SE NÃO DER ASSIM TAMBÉM...FORMATE O HD VIA PC....espero que consiga

      Excluir
    2. galera, sou totalmente leiga, por favor, deixem tutoriais em vídeos, fotos, de como trocar esse cabo flat do bluetooth, pois no meu caso e dê muitos que estou vendo aqui é isso, já que só conseguia jogar com cabo usb. E também onde comprar. Muito obrigado, aguardo.

      Excluir
  4. Tentei aqui, mas a versão 4.50 informa 8002F1F9 - e realmente o bluetooth do ps3 está com problema, será que não tem mais jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim...abra o PS3 E troque o cabo flat do bluetooth...é batata....

      Excluir
    2. Em que PS3 vc viu que tem cabo flat do bluetooth ? Pq o cabo de rede Bluetooth não é padrão flat, e sim um fio 0,2mm. Mas, diz aí: Vc trocou o cabinho do bluetooth e resolveu ?

      Excluir
  5. Boa noite Helio, por favor poderia postar um vídeo ou foto indicando a localização desse flat cable, pois gostaria de reparar eu mesmo esse problema, no meu ps3 só dava pra jogar com o cabo conectado, e quando tentei atualizar deu esse erro.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thiago, vou procurar e hoje a noite posto para voce.Se voce ler isso antes me avise, para saber seu interesse. Estou no trabalho agora e não posso entar em detalhes.

      ate.

      Excluir
  6. Muito Boa noite
    Eu tenho uma PS3 Slim CECH-2004A e tenho este mesmo problema, so que a placa bluetooth é soldada à motherboard da consola. como posso resolver este problema, ja que n tenho qualquer acesso a nenhum menu na consola XMB pq ela n tem qualquer software nela

    Com os meus agradecimentos
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago Oliveira, no seu caso terá que ser feito um Reballing. Eu consegui atualizar o meu, meio que na sorte, desconectei os cabos da Wifi e Bluetooth e tentei atualizar novamente e foi.

      Excluir
    2. mais foi de primeira ? porque eu retirei os dois cabos tambem e nao deu certo deu o mesmo erro

      Excluir
  7. galera, sou totalmente leiga, por favor, deixem tutoriais em vídeos, fotos, de como trocar esse cabo flat do bluetooth, pois no meu caso e dê muitos que estou vendo aqui é isso, já que só conseguia jogar com cabo usb. E também onde comprar. Muito obrigado, aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Galera uma duvida, se eu tirar o HD do PS3 com defeito e colocar em um PS3 que esteja normal.......atualizar bonitinho......depois colocar o HD no PS3 que está com problema.....Será se funciona?????

    ResponderExcluir
  9. Galera uma duvida, se eu tirar o HD do PS3 com defeito e colocar em um PS3 que esteja normal.......atualizar bonitinho......depois colocar o HD no PS3 que está com problema.....Será se funciona?????

    ResponderExcluir
  10. Qual o cabo que faz a conexão entre HD do PS3 e PC?

    ResponderExcluir
  11. Então, você tem que entender um pouco de PC pois precisa abrir o PC e conectar via cabo de disco tipo sata.... Que geralmente é um cabo laranja...... Se o seu computador suportar essa tecnologia...

    ResponderExcluir
  12. Sim, mas eu tiro os cabos do hd do pc e coloco no ps3? Ou precisa ligar os 2 hds juntos?

    ResponderExcluir
  13. Então...na verdade vc tem que ligar os dois juntos só pra ele reconhecer o hd. Mas a questão é apenas que voce precisa que ele seja ligado em outro sistema para que quando colocar no ps3 o ps3 tente reconfigurar.

    ResponderExcluir
  14. Estou com esse problema,o joystick do meu PS3 passou um tempo funcionando apenas conectado via USB, e quando o sistema pediu atualização, fica sempre dando esse erro 8002f1f9. Creio que o problema seja a placa bloothoot. Alguem conseguiu resolver apenas trocando o cabo flat??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até onde sei não tem cabo flat do modulo wifi/bluetooth. ele e colocado quase da mesma forma do processador.

      Excluir
  15. Esse cabo flat pode ser substituído por outro qualquer, ou tem algum específico??

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei um cabo flat de 40 vias com passo de 0,5 mm. Depois diminuí para 33 vias e usei ele. Tem que ser passo de 0,5 com no minimo 33 vias.

    ResponderExcluir
  17. Estou na mesma peleja. Mas o meu é soldado na placa! Ou seja creio que só a troca mesmo para surtir efeito.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! To com mesmo problema! cara, tem como postar foto do cabo na placa bluetooth?

    ResponderExcluir
  19. Tenho mesmo problema e fui na worten e disseram que não tinha concerto

    ResponderExcluir
  20. pra quem tem ps3 com a placa Wifi e Bluetooth soldada na placa mãe do ps3 ta fudido pq só quem entende de rebale ou seja teria que usar um soprador termico pra trocar essa bendita placa do karalho..que a porra da sony projetou desse jeito..coisa que a do xbox 360 basta desencaixar e trocar..pelo menos o meu superslim é desse jeito plca soldadda..na placa mãe

    ResponderExcluir
  21. pra quem tem ps3 com a placa Wifi e Bluetooth soldada na placa mãe do ps3 ta fudido pq só quem entende de rebale ou seja teria que usar um soprador termico pra trocar essa bendita placa do karalho..que a porra da sony projetou desse jeito..coisa que a do xbox 360 basta desencaixar e trocar..pelo menos o meu superslim é desse jeito plca soldadda..na placa mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior o meu e slim eu abri ele inteiro so pra ve ce eu conseguia trocar mais ele e soldado na placa mae ou seja vou ter que manda para um tecnico trocar e ele vai cobra o zoio da cara uaeheuaea
      mais tentei tira os dois cabos que da alimentacao ao wlan e bt mais nao deu certo cara

      Excluir
  22. Parabéns Helinho muito bom tutorial.

    ResponderExcluir
  23. se eu retirar a placa wifi e bluetooth do ps3 slim que esta com este mesmo problema.será que eu consigo terminar com a atualização?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. olar..galera estou com ps3 com mesmo probemar melpontu de
    ver este probema é da propria SONY..???que não conceguir
    faze mais nada quipreste ate uma tualizaçao da probemar
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  26. nao existe uma solução fora esse, e fora a de abre o console e troca a placa wifi

    ResponderExcluir
  27. galera surgiu uma duvida agora, se eu retirar o hd ruin e colocar em um ps3 novo, consigo atualizar e jogar sem precisar formatar meu disco?

    ResponderExcluir
  28. Então Jhonatan,, obrigado pelo elogio.Quando eu fiz eu usei o arquivo de atualização...mas isso faz muito tempo.
    Espero que dê certo pra você...mas já vi acima que nem pra todo mundo dá certo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber como conectar a HD do PS3 no PC! =(

      Excluir
  29. eu moro em leopoldina mg .. faço reparo de ps3 e esse erro 8002f1f9 vem acontecendo constantemente, o problema é no wifi-bluetooth ,se quiser pode entrar em contato comigo meu whatsap 32 988855738 . abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigão, vc como profissional da area saberia informar se a troca do modulo de wifi ocasionaria a perda de dados e dos jogos salvos no hd?

      Excluir
    2. Boa tarde amigão, vc como profissional da area saberia informar se a troca do modulo de wifi ocasionaria a perda de dados e dos jogos salvos no hd?

      Excluir
  30. Amigão, tou com o mesmo problema e o reparo na placa de wifi ocasiona a perda dos dados e jogos salvas no hd?

    ResponderExcluir
  31. Amigão, tou com o mesmo problema e o reparo na placa de wifi ocasiona a perda dos dados e jogos salvas no hd?

    ResponderExcluir
  32. Amigão, tou com o mesmo problema e o reparo na placa de wifi ocasiona a perda dos dados e jogos salvas no hd?

    ResponderExcluir
  33. Mesmo problema comigo tbem.

    A Sony deveria lançar uma atualizaçao que permitisse jogar sem WIFI, pois pode ser tudo no cabo mesmo.

    Que baita idiotisse bloquear os consoles dos clientes somente pq deu problema na placa WIFI.

    Vou jogar meu PS3 no lixo e vou mudar pro Xbox mano!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eh bem chato mesmo, meu PS3 deu problema e eu queria jogar ONLINE com meus amigos, realmente o que quebrou no meu PS3 foi o adaptador Wifi, vou jogar ele no lixo e comprar um Xbox 360 ou ONE!

      Excluir
  34. aconteceu com migo um caso desses.

    Eu estava atualiazando meu PS3 com o comtrole original. Ate ai eu nem me toquei que o controle nao tava conectando com o game, mas estava conectado via usb.
    e derrepente o inesperado erro 8002f1f9 apareceu.

    Entao fiz varios testes com o console pensando que era erro de leitura coisa assim, mas nada deu certo e desisti.


    No dia seguinte, fiz o mesmo procedimento,mas fiz com um controle paralelo que eu uso direto no PC. Nem acreditei o game atualizou e voltou ao normal agora o game roda na atualizaçao 4.80 e ta rodando sem bugue algum.

    Foi uma das forma de eu conseguir jogar meu game de volta, mas usando controles usb vou fazer so a substituiçao do modulo wifi e blootooth agora

    OBS Recomendo quem estiver com probleas para atualizar o PS3 e aparecer o erro 8002f1f9 usarem controle paralelo para atualizar o game, Porque deu certo com migo. E trocar o modulo wifi,blootooth futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, que controle seria esse? Posso usar qualquer controle de PC no PS3? Tenho um controle de PC também.

      Excluir
  35. A Ideia é boa, mas comig não deu certo, talvez pq meu ps3 estava atualizado na versão "3.60", e hoje como formatei meu hd, conforme o tutorial estou tentando atualizar na versão 4.80.. talvez deve ser isso q ta dando pau... a placa mãe ta atualizada na versão anterior.. então nunca vai dar compatibilidade entre versões.. se eu conseguisse uma versão anterior de atualização eu consiga.. versão compatível com a placa.

    ResponderExcluir
  36. Também comigo não irmão!

    ResponderExcluir
  37. Irmão eu não consegui foi entrar no modo recovery em um super slim, só entra no modo do erro. Tem outra manha para entrar em recovery num slim?

    ResponderExcluir
  38. troquei o hd de meu ps3 super slim ja reconheceu o hd de 500gb ja baixei a atualizacao 4.80 coloco no pen drive mas ta dando erro pra reconhecer o pen drive o que sera entra em modo recovery facil mas na ho

    ResponderExcluir
  39. Ninguém tentou por o HD em um PS3 sem problema pra ver se ele termina a instalação?

    ResponderExcluir
  40. É necessário formatar o HD quando tiver no PC?

    ResponderExcluir
  41. Esse erro chato... meu ps3 CECH-3001A com OFW 4.81 caiu nesse 8002F1F9... fiz o procedimento acima e não funcionou...

    ResponderExcluir
  42. Se eu colocar meu hd em outro ps3 e atualizar e depois colocar o hd de volta no msm será que da certo ?

    ResponderExcluir
  43. Alguém conseguiu resolver sem trocar o módulo Bluetooth...ta foda

    ResponderExcluir
  44. nada disso fuciona o certo mesmo concerta

    ResponderExcluir
  45. Pra resolver de vez, so fazendo a troca do modulo.

    ResponderExcluir
  46. problema agora é arranjar algum técnico de confiança que não faça besteira. meu ps3 quase n usei, guardei na caixa e depois de 2 anos resolvi ligar, deu esse erro... console novinho, dá até pena levar pro técnico e ele depenar... certeza que não vai fazer o serviço na hora e sabe lá quando vai me entregar pronto.

    ResponderExcluir
  47. Boas. Pelos vistos e segundo pesquisei são milhões de PS3 com esse problema.
    Uma coisa acho estranho,a minha PS3 esteve arrumadinha e sossegada 5 meses assim que a liguei e actualizei dançou-se. Não me admirava nada que houvesse mãozinha da Sony.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite a todos! Consegui driblar o erro desconectando o cabo HDMI quando ele começou a atualização! Deixei ele sem conectar o cabo, mais ou menos o tempo de atualizar! Quando conectei o cabo HDMI novamente na tv, pra minha surpresa estava na opção de escolher a linguagem!! Vi essa dica num blog, achei sem lógica, mas como estava no desespero porque o console não era meu, tentei e deu certo!

    ResponderExcluir
  49. Sera que alguém tem link d para eu baixar o aquirvo Erro 8002f1f9

    ResponderExcluir
  50. Atualizando: não teve jeito, só consegui resolver trocando o módulo. Acabei achando técnico de confiança com um módulo usado e deu certo.

    ResponderExcluir
  51. Essa sony ta de sacanagem e so atualizar o ps3 e ele trava

    ResponderExcluir
  52. Pessoal alguém conseguiu resolver o erro sem trocar a placa?

    ResponderExcluir
  53. Pessoal se o PS3 for o slim você pode fazer um jumper próximo ao módulo, perto do regulador, não consigo mandar imagem, mas dá certo sem trocar o módulo, fiz isso em vários PS3 é claro com o consentimento dia clientes pois esse método é de custo menos, eu cobro 100 reais na minha região já no super slim muitas das vezes só retirando o regulador e colocando outro no lugar nem o módulo precisa trocar

    ResponderExcluir
  54. Sobe a dica.......tomara que funcione ainda...e pessoal, entendam que se minha postagem inicial está muito errada e/ou atrasada, eu tentei....abraços.

    ResponderExcluir